segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projeto: A química em minha vida
Período: janeiro a novembro de 2011
Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Médio - IIC
Professor: Fabiano Araujo

Introdução

Tudo é Química e o aprendizado desta ciência tem possibilitado ao homem desenvolver um enorme número de novos materiais que são usados em todo tipo de coisas industrializadas, desde roupas, calçados, borracha sintética, combustíveis, medicamentos, materiais utilizados para construções civis, como cimento de secagem rápida, matérias para desenvolver cada vez mais sofisticados carros, barcos e aviões, geladeiras, micro-ondas, computadores, enfim, a lista é imensa.
Na escola o objetivo do ensino desta matéria é o aprendizado da percepção da relação existente entre o progresso do conhecimento químico e o desenvolvimento tecnológico, compreendendo assim o importante papel do estudo da ciência no nosso dia-a-dia.
Porém, esta disciplina gera um desinteresse em parte dos alunos devido seus cálculos e fórmulas empregadas para seu melhor estudo. Além disso, normalmente a mídia relaciona a palavra Química a fatores prejudiciais a saúde, e acontece que muitos de nós temos embutido em nossas mentes este conceito errado da Química.

Justificativa 

Pensando em corrigir esse conceito errôneo trazido pela comunidade e os conceitos formados pelos alunos diante das fórmulas e conceitos apresentados em sala, foi pensado no projeto "A Química em minha vida", onde os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental  e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, apresentarão e/ou participarão, no decorrer do ano, de trabalhos diferenciados que comprovem que a Química é algo mais do que conceitos e fórmulas e também, que a mesma não é boa nem ruim, trata-se apenas de uma ferramenta que pode ser utilizada para bem ou para o mal.
Tudo que nos rodeia é Química. Nós somos Química, e a interagimos quimicamente com o ambiente que nos cerca; A forma como promovemos essa interação é que sofre variações, por vezes drásticas ,as por outras fenomenalmente benéficas.

Objetivos Gerais

Corrigir o conceito errado que se tem de Química e despertar o interesse sobre o estudo de Química.

Objetivos Específicos

Sensibilizar-se que não existe Química boa e/ou ruim;
Criar conceitos sobre trabalhos de metodologia científica;
Saber o que é um trabalho científico conhecendo etapas do mesmo;
Despertar o olhar investigador a partir der situações problemas do dia a dia;
Identificar a presença da química na água, nos alimentos, nos fármacos, nos combustíveis e meio ambiente.

Meta

Sensibilizar a 100% dos alunos envolvidos sobre o verdadeiro sentido da Química.

Metodologia



Descrição das Atividades


Apresentação dos projetos aos professores: - Será feita na semana pedagógica para análise e sugestões;
Apresentação dos projetos aos alunos: - Será feita na sala de aula para análise e sugestões;
Escolha da estampa das camisas: - Realização de uma competição para estampa das camisas onde o criador da melhor estampa será premiado com uma camisa;
Divulgação dos Resultados: Criação e manutenção do site/blog onde, durante o ano, serão postados fotos, textos e vídeos dos trabalhos realizados pelos alunos.

QUÍMICA E A ÁGUA - Organização de um seminário que tem a programação abaixo:
7:30 às 8:00 - Credenciamento
8:00 às 8:30 - Apresentação de teatro e vídeos
8:30 às 9:30 - Palestra com o tema: A importância da água na vida do ser humano;
9:30 às 10:30 - Organização de equipes para estudo e criação de sugestões para o aluno;
10:30 às 11:00 - Apresentação dos Trabalhos
11:00 às 11:30 - Avaliação e entrega de certificados aos alunos participantes.

QUÍMICA DOS ALIMENTOS - Será feito em cinco momentos:

1º - Estudo sobre o assunto (em sala);
2º - Criação de gmail (em casa);
3º - Apresentação do Google Docs e escolha do Título (em sala);
4º - Criação do texto colaborativo (em casa);
5º - Apresentação do melhor texto e palestra sobre o assunto;

QUÍMICA DOS COMBUSTÍVEIS - Estudo sobre o tema e confecção de murais para apresentação pelos alunos 16/05.

A QUÍMICA EM MINHA VIDA - Realização de uma competição de vídeos com o tema os quais serão entregues até o dia 13 de junho para apresentação e encerramento com uma palestra.

QUÍMICA DOS FÁRMACOS - Organização de bancadas para exposição de trabalhos voltados aos fármacos, chás, classificação e perigos de automedicação.

2º Ee Encontro com a Química - Os alunos serão divididos em grupos de 4 alunos. Cada grupo realizará uma pesquisa científica que será apresentada através de banners e diários de bordo no dia 22/09 pela manhã.

Olimpíada de Química - Realização de provas com questões de Química estilo UVA e ENEM, onde serão premiados, com medalhas e certificados, os três melhores alunos de cada série.

Encerramento do projeto - Noite de encerramento do projeto que traz como programação:
-Dança de Abertura;
-Palavra do professor, coordenador e diretor;
-Apresentação de trabalhos desenvolvidos durante o ano;
-Premiação da olimpíada de Química; e
-Música eletrônica.

Avaliação


A avaliação será feita no final de cada atividade mensal e terá como Norte a participação e o desempenho dos alunos no decorrer das atividades.

2 comentários: