sábado, 22 de outubro de 2011

Importância das Aulas Práticas


Este é o desafio para os que fazem parte da educação, por em prática a parte teórica, é importante priorizar as áreas de Ciências sob os aspectos que são significativos para a construção do saber do conhecer e do desenvolver do educando. O papel central do ensino de Ciências é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças seja, no aumento das possibilidades de compreensão ou interação do educando, ou seja, aguçando sua curiosidade. A escola deve planejar práticas de participação coerentes, como aulas de campo, aulas laboratoriais, provocar processos de tomada de consciência adequada á realidade dos educandos. Seja através de práticas de laboratório ou experimentos demonstrativos, essa prática se faz indispensável quando se fala em Química. Dentre essas práticas, cito a realizada com a turma do 9º ano IIC em que foi possível aprender na prática o que são indicadores e qual sua relação com as funções inorgânicas. 
Depois dessa aula foi pedido um relatório (capa; introdução; materiais, objetivos e procedimentos; Resultados e Discussões; e Conclusão).

Perguntas para o relatório
1) O que são indicadores ácido-base?
2) Quais substâncias, em nossa aula, serviram como indicador?
3) O que são reações químicas e equações químicas?
4) No experimento 3 foi possível comprovar a existência de três reações envolvendo óxidos. Escreva quais foram e interprete-as em forma de equação
5) Como diferenciar um óxido básico de um óxido ácido?

Bom divertimento!!! 

Um comentário: