quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nossa Tabela Periódica


De acordo com o wikipédia, a tabela periódica consiste num ordenamento dos elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas, em que os elementos que apresentam as propriedades semelhantes são dispostos em colunas. Este ordenamento foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev, substituindo o ordenamento pela massa atômica. Ele publicou a tabela periódica em seu livro Princípios da Química em 1869, época em que eram conhecidos apenas cerca de 60 elementos químicos. Com o passar dos anos, novos elementos forma sendo descobertos ou sintetizados e novas evoluções em seu modelo foram surgindo.
Um de meus desafios, como professor, é fazer com que meus alunos não identifiquem nesse recurso maravilhoso que é a tabela periódica, algo apenas para se decorar. É preciso conhecer a razão da localização dos elementos quanto ao período e família, quais suas propriedades e em que elas influenciam. Para isso devemos despertar o interesse dos alunos em redescobrir a tabela. 
Em nossa atividade, após jogos e exercícios resolvemos confeccionar uma tabela periódica. Esse trabalho foi um pouco cansativo, foi preciso hora extra, porém foi muito gratificante. Segundo os alunos, até mesmo os que não eram muito atentos às explanações verbais do conteúdo em sala, “essa foi uma forma divertida de se estudar e aprender a Tabela Periódica”. Confiram as fotos no link ao lado.

2 comentários:

  1. muuuito interessante esse trabalho, fez com que eu me interessasse mais em aprender sobre a tabela periódica. achei legal :]'

    ResponderExcluir